notícia

O ano do basquete

Botafogo conseguiu resultados expressivos na base e foi campeão carioca no Adulto
Atualizado em 23-12-2016, 12:40

2016 foi um ano marcante para o Basquete do Botafogo. O Clube conseguiu resultados expressivos nas categorias de base e conquistou o bicampeonato no Cariocão Adulto. Títulos no Sub-13,15 e 19 além de destaques individuais compuseram a temporada de bom aproveitamento do Glorioso que agora almeja voos mais altos.

O primeiro título veio em março na Taça Minas Sub-17. Na ocasião, o Glorioso venceu todas as partidas e voltou para o Rio com o troféu conquistado sobre os donos da casa numa vitória por 50 a 48.

No Cariocão Adulto, o Alvinegro entrou para buscar o bicampeonato e conseguiu. A linda campanha com direito a muito apoio da torcida resultou em título sobre o Angra em nossa casa, General Severiano. Outro bicampeão de basquete pelo Glorioso neste ano foi o Master. O time recheado de excelentes ex-jogadores encarou uma maratona de jogos e foi coroado com outro título da competição. 

O Diretor de Basquete, Pezinho, comentou sobre a atual gestão no esporte e fez projeções futuras:

- Estou muito feliz de chegar no final do segundo ano da gestão e ver que o basquete cresceu muito. Podemos fazer uma síntese pelas nossas conquistas e principalmente pelo próximo ano que promete muito o nosso retorno à principal Liga de Basquete no adulto. Com relação às categorias de base, muito tempo que não chegávamos em todas as semifinais. Ano passado conseguimos e nessa temporada fomos em quatro.

Nos Campeonatos Estaduais nas categorias de base o Botafogo demonstrou protagonismo e chegou em quatro semifinais do masculino: Sub-13,15,17 e 19. A final foi alcançada pelos jogadores mais velhos do clube, que ficaram com o vice-campeonato estadual. Na Super Liga Basketball, o Glorioso fechou a trinca com os títulos no Sub-13,15 e 17.

Individualmente, muitos atletas do Fogão foram nomeados MVPs de suas competições. O destaque foi para o Fabrício Veríssimo, nosso jogador no sub19 que defendeu as cores da seleção brasileira no mundial de 3x3 da categoria. Por sinal, Fabrício é um dos atletas do Sub-19 que vão reforçar o Glorioso na disputa da Liga Ouro de Basquete. O torneio dá acesso à NBB e começa em março. A expectativa é de que o clube vá com tudo para levar o basquete do Glorioso à competição mais importante do Brasil na modalidade.

8bb78ac4-438d-45f7-b28b-170aca25f3c6

Pezinho também falou sobre as preocupações e objetivos do clube hoje na modalidade:

- O Botafogo não pensa só no dia de hoje. Nós estamos preocupados em deixar o legado. Reativamos várias categorias com treinamentos, material e se Deus quiser no ano de 2017 os outros esportes vão aproveitar essa ida do futebol à Libertadores e despontar. Vamos colocar o nosso basquete no lugar que ele merece.

Assessoria de Imprensa